segunda-feira, 14 de junho de 2010

"O Crime de Lord Arthur Savile"- Oscar Wilde

Após ler "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde tornei-me profunda admiradora desse escritor, ele escreve de uma maneira simples, profunda e poética, impossível não ficar envolvido pelo que ele narra. Li "O Crime de Lord Arthur Savile" também de Oscar Wilde, e vou postar alguns trechos que despertaram minha atenção:

"Somos nós nada mais que peças de um jogo de xadrez, movidas por forças invisíveis, vasos que o oleiro amolda segundo a sua fantasia?"

(...)

"Os atores são criaturas felizardas. Podem escolher entre representar uma tragédia ou uma comédia, decidir se vão sofrer ou divertir-se, rir ou chorar. A vida real, porém, é diferente. A maioria dos homens e das mulheres é forçada a representar papéis para os quais não têm pendor."

(...)

"O mundo é um palco, mas o elenco é mal escolhido."

(...)


"... viu silhuetas distorcidas pela pobreza e pela velhice. Sentiu-se dominado por estranha compaixão. Estariam aqueles filhos do pecado e da miséria predestinados ao seu fim, como ele ao seu? Seriam como ele meros fantoches de um espetáculos monstruoso?.
No entanto, não foi o mistério, mas a comédia do sofrimento que o impressionou: sua absoluta inutilidade, sua grotesca falta de significado. Como tudo parecia incoerente e desprovido de qualquer harmonia! Como era supreendente o desacordo entre o otismismo superficial da época e a vida real!"


"Havia algo na delicada beleza da aurora que lhe pareceu indivizivelmente patético e fê-lo pensar em todos os dias que rompem como esplendor e terminam em tempestade."

"As maravilhosas condições físicas do momento o haviam dominado, como frequentemente acontece com naturezas bem formada, pois os sentidos, como o fogo, podem tanto purificar como destruir."

Esse conto de Wilde narra a história de Lorde Arthur, no qual dias antes de seu casamento, tem uma revelação por intermédio de um quiromante à respeito do seu destino. Devido a esse acontecimento, nascem pensamentos à respeito da vida e do destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário